terça-feira, 12 de junho de 2012

11 de junho, dia do Aparista

Em sessão solene na Câmara dos Vereadores de São Paulo, foi instituído o Dia do Aparista e criado o Sindicato dos Aparistas de Papel. Os aparistas de papel de São Paulo foram homenageados pela Câmara Municipal, em sessão solene realizada no dia 1º de junho passado, presidida pelo vereador Aníbal de Freitas. Na ocasião, foi instituído oficialmente o Dia do Aparista - 11 de Junho.
O presidente da ANAP - Associação Nacional dos Aparistas de Papel, Fábio Bellacosa, falou da importância dos aparistas na cadeia de reciclagem, ressaltando que muito antes que as questões ambientais tivessem a dimensão que tem hoje, o setor já praticava sustentabilidade. Ele observou que os aparistas prestam um serviço de utilidade pública, contribuindo para diminuir o volume de lixo destinado aos aterros sanitários e ajudando a preservar recursos naturais. Prosseguindo, informou também que a ANAP, junto com outras entidades representativas do comércio de recicláveis, vem pleiteando junto às autoridades federais soluções que beneficiem toda a cadeia produtiva da reciclagem, constituída por cooperativas de catadores, comércio atacadista de resíduos/sucatas e indústrias de transformação. Bellacosa finalizou destacando a importância dos aparistas para que sejam alcançados os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Na sessão solene, foi anunciada a criação do Sinapesp - Sindicato Patronal das Aparas de Papel e Papelão do Estado de São Paulo. A entidade, que será presidida por José Carlos da Costa, vem com a proposta de contribuir para a prosperidade do setor. O presidente defende a adoção de regras e normas que visem elevar os índices de produtividade, aperfeiçoando os métodos de trabalho e dos processos de comercialização.
 A conselheira da ANAP, Ivone Delacróide Costa, que também fez parte da mesa que presidiu a sessão solene, destacou que as atividades dos aparistas são imprescindíveis para a gestão dos resíduos sólidos e de fundamental importância para a sustentabilidade de nosso planeta. Ela ressaltou que o setor movimenta a economia, arrecada impostos e gera milhares de trabalhos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico.
O vereador Aníbal de Freitas falou da importância dos aparistas para a cidade de São Paulo e reforçou a necessidade de conscientizar os jovens para garantir uma cidade mais sustentável. "O nosso norteador pedagógico é a educação. As crianças de hoje poderão salvar nosso meio ambiente", disse ele.
Na oportunidade, empreendedores do setor de aparas foram homenageados, recebendo um diploma de honra ao mérito.
Participaram do evento, diversos representantes do setor e grande número de convidados. De acordo com o setor, ANAP e o SINAPESP caminharão juntos, com um mesmo objetivo: promover a reciclagem de papel.
*Texto enviado pela assessoria de imprensa G.Martin Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário