quarta-feira, 27 de junho de 2012

Henkel divulga estratégia de sustentabilidade para 2030

Por mais de duas décadas, a Henkel, fabricante das marcas Loctite Super Bonder, Pritt, Cascola, Bonderite, Liofol e Schwarzkopf, publica seu Relatório de Sustentabilidade juntamente com seu Relatório Anual. Na 21ª edição, a empresa apresenta sua nova Estratégia de Sustentabilidade para 2030.
O cerne da nova Estratégia de Sustentabilidade é a meta de alcançar mais com menos e triplicar sua eficiência. Ela se aplica a todos os setores de negócios e a toda a cadeia de valor.
Até 2030 a Henkel visa a utilizar apenas um terço dos insumos atuais para cada euro gerado. Para reduzir sua pegada ecológica e tornar o consumo sustentável possível, a empresa definiu três abordagens principais: produtos, parceiros e pessoas. Por meio de seu comprometimento e conhecimento, os aproximadamente 47 mil colaboradores da Henkel em todo o mundo contribuem para executar a nova estratégia. Indo além do foco de negócio - desenvolver e criar produtos inovadores - a empresa pretende também envolver ainda mais seus clientes e consumidores, bem como seus fornecedores e os usuários finais em seus esforços para estimular a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Ao mesmo tempo, a Henkel ajuda seus clientes a reduzirem suas próprias pegadas ecológicas. A Henkel resume a meta de se tornar três vezes mais eficiente como "Fator 3".
“Vamos encontrar formas de alcançar mais com menos”, enfatiza o CEO da Henkel, Kasper Rorsted. “Nós não temos apenas um dever com as gerações futuras de almejar o desenvolvimento sustentável, mas para a Henkel, a sustentabilidade é a forma como a companhia faz os seus negócios e é um importante fator competitivo. A sustentabilidade reduz custos, leva à inovação e fortalece nossa posição nos mercados do futuro”.
A sustentabilidade sempre foi um componente importante do DNA da Henkel e é percebida como um motor de inovação e um diferencial cada vez mais necessário para os negócios. A empresa quer transformar os desafios da sustentabilidade em novas oportunidades de negócios. No Brasil, a Henkel investe em pesquisa e desenvolvimento de novas embalagens, como por exemplo, a substituição das soluções convencionais da linha Flexite, compostas por cartela, blister e tubo. Com a inovação, o produto passou a ser comercializado apenas com o tubo, que apresenta um furo de gancheira na própria embalagem primária, deixando de utilizar a cartela e o blister. Com isso, a Henkel economiza 1,7 milhão de litros de água, 88.500 kw/h de energia elétrica e poupa o corte de aproximadamente 1060 eucaliptos por ano.
O programa MIT - Make an Impact on Tomorrow (Faça um Impacto no Amanhã) faz parte do projeto global Henkel Smile. Desde sua criação, em 1998, a companhia apoia e estabelece parcerias com projetos concretos de organizações da sociedade civil (OSC) de iniciativas sociais, ecológicas e científicas sem fins lucrativos ao redor do mundo por meio do trabalho voluntário dos funcionários e aposentados da empresa. Em 2011, 2.343 projetos foram contemplados pelo programa que beneficiou 753.629 pessoas em todo o mundo. No Brasil, 12 instituições receberam o apoio da Henkel e no total foram entregues 38.500 euros.
Como parte do programa de Inclusão e Diversidade no Brasil, a empresa investiu cerca de 140 mil euros para adaptar as plantas localizadas em Diadema, Itapevi e Jundiaí. Ainda em abril, a Henkel irá contratar menores aprendizes portadores de necessidades especiais e oferecerá suporte aos funcionários que farão parte do mesmo time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário