O investimento publicitário cresceu 13,9% no Brasil no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011 e alcançou R$ 6,5 bilhões. Os números não descontam a inflação.
A pesquisa é do Projeto Inter-meios, que compila informações de faturamento publicitário fornecidas pelos principais veículos de comunicação.
Todos os nove meios analisados tiveram crescimento de receita publicitária no primeiro trimestre. A participação de jornais e revistas atingiu 13% e 5,5% do investimento total em março, respectivamente.
A receita de publicidade dos jornais cresceu 5,5%, para R$ 777 milhões. A publicidade das operações on-line dos jornais, medida pela primeira vez, alcançou 0,43% do total.
A maior expansão foi registrada em cinema, cujos investimentos subiram 38%, seguido de TV por assinatura (27%) e internet (24%).
A TV aberta foi outro destaque, ao atingir receita de R$ 4,2 bilhões e participação recorde de 65% do total investido em publicidade.
Com 40% de expansão na receita nos últimos quatro anos, a internet passou a ter 5,7% de bolo publicitário. O valor não contabiliza links patrocinados nem anúncios em redes sociais.
Fonte: Folha de São Paulo – 13/06/2012
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