Durante coletiva de imprensa na Drupa 2012, Stefaan Vanhooren, presidente da Agfa Graphics, destacou os focos da companhia para um futuro próximo.
Segundo Vanhooren, muitos desses focos já podem ser conferidos através das tecnologias lançadas pela empresa na Drupa.
Segundo ele, a Agfa enxerga o mercado gráfico do futuro como um segmento em que o inkjet irá prevalecer como tecnologia de impressão digital, havendo, contudo, espaço para a coexistência com offset – cada qual com seu nicho específico.
Ainda segundo Vanhooren, outra fora tendência é a digitalização e flexibilização de aplicações para a serigrafia. Além dos tradicionais segmentos como impressão em tecido e impressão colorida para pontos de venda, a serigrafia digital também contemplará segmentos e mídias não-convencionais, tais como cerâmica. Isso, graças à tecnologia UV.
Dentro dos conceitos de pré-impressão e premedia, a grande tendência na visão da Agfa é a integração. “Temos que criar ferramentas eficientes para integrar e permitir a gestão simplificada de fluxos híbridos, que unam digital e offset”, disse Vanhooren.
O presidente não se esqueceu da concorrência com as mídias eletrônicas e destacou que, no entanto, a impressão continuará a ter seu papel. “Irão se sobressair impressões sobre mídias diversificadas e o não-convencional.”
Ainda na pré-impressão, assim como em toda a produção gráfica, a palavra de ordem é ecologia. “A indústria está atenta à necessidade de sustentabilidade e processos verdes”, disse Vanhooren.
Nenhum comentário:
Postar um comentário