quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tetra Pak aposta em embalagem para alimentos no Brasil

Menos de um ano após a inauguração da primeira planta da América Latina para testes de alimentos em embalagens cartonadas, a Tetra Pak já vislumbra novos negócios. Desde julho de 2011, mais de 30 receitas foram desenvolvidas na fábrica piloto, instalada em Mauá (SP). Além disso, diversos testes foram realizados em conjunto com quatro clientes de três países sul-americanos.
De acordo com Fernando Varella, diretor executivo de vendas de contas Food da Tetra Pak, a estrutura disponível localmente foi fundamental para firmar a parceira com a Agro Andina SAPEM, que inaugurou recentemente a primeira fábrica na Argentina equipada com a linha Tetra Recart para embalagens de alimentos em pedaços. “Além deste primeiro negócio, temos três grandes projetos na América Latina, que devem resultar em oito novos produtos nas gôndolas até o final deste ano”, afirma Varella.
Atualmente 10% do mercado brasileiro de vegetais em conserva já utiliza a Tetra Recart e em 2012 cerca de 130 milhões de embalagens devem ser comercializadas em toda a América Latina. Além do milho, ervilha, soja, lentilha e feijão, outros produtos diferenciados estão sendo desenvolvidos no país. “Na planta de testes já foram preparadas saladas de frutas, massas com molhos e até feijão com linguiça na caixinha”, afirma Varella.
Expansão - No início deste ano, a Tetra Pak anunciou investimentos de R$ 144 milhões na ampliação de sua unidade fabril localizada em Ponta Grossa, no Paraná. Segundo Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak, o projeto para produção das embalagens Tetra Recart em Ponta Grossa deverá ser validado em julho de 2013, quando será concluída a primeira fase do projeto de expansão. “Temos o objetivo de continuar crescendo no país para acompanhar a meta global de multiplicar por oito as vendas de embalagens para alimentos até 2020”, completa Paulo.
Tetra Pak é destaque na Fispal 2012 - A Tetra Pak expõe seu completo portfólio de embalagens, equipamentos e serviços na Fispal 2012 (Feira Internacional de Embalagens e Processos para as Indústrias de Alimentos e Bebidas). Durante o evento, que acontece entre os dias 12 e 15 de junho, em São Paulo, a empresa também apresentará as suas diversas áreas de negócios.
Os profissionais de meio ambiente, serviços técnicos, sistemas de processamento e desenvolvimento gráfico estarão à disposição dos visitantes para detalhar os trabalhos e realizar ações especiais. Além disso, partes do estande da Tetra Pak serão confeccionadas com bobinas de papel, placas e telhas provenientes da reciclagem das embalagens longa vida. 
De acordo com Eduardo Eisler, Vice-Presidente de Estratégia de Negócios da Tetra Pak, durante o evento a empresa apresentará algumas novidades globais. “Temos dedicado nosso conhecimento e experiência para trazer de forma ágil ao mercado inovações que agreguem valor aos nossos clientes e aos consumidores com custo competitivo, funcionalidade e desempenho ambiental,” afirma Eduardo.
Os visitantes da Fispal 2012 poderão conhecer em detalhes as novas embalagens Tetra Brik Aseptic Edge 200 ml, com o topo inclinado e opção de canudo ou tampa de rosca HeliCap. A empresa também vai expor uma nova opção de abertura para a embalagem Tetra Top de 100 ml, chamada de “Lokka”, conveniente para ocasiões de consumo imediato.
Entre as novidades expostas, ainda estão os novos atributos sustentáveis, como as novas tampas “verdes” de polietileno de alta densidade (PEAD), produzidas a partir de cana-de-açúcar, matéria-prima 100% renovável. Também será exposta a Tetra Evero Aseptic Separable Top, uma evolução da garrafa cartonada lançada no início de 2011. A inovação apresenta uma perfuração que permite a separação da parte superior de polietileno, facilitando o processo de reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário