quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ação coordenada pela Two Sides remove mais de 20 campanhas contra uso da comunicação impressa nos Estados Unidos

A Two Sides U.S., Inc. anunciou que mais de 20 empresas líderes nos EUA removeram suas mensagens verdes "anti-papel" utilizadas para promover o comércio eletrônico e outros serviços digitais como uma solução mais amiga do ambiente do que o papel. Estas empresas estão entre as primeiras maiores na lista da revista “Fortune 500” nos setores bancário, energia e telecomunicações.

"Estamos muito satisfeitos com o sucesso da nossa campanha até o momento, porque a maioria das empresas está respondendo positivamente às nossas preocupações e nossa oferta para trabalhar com elas no desenvolvimento de mensagens que atendam ao Guia Verde da Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC Green Guide) para o marketing ambiental", disse o presidente da Two Sides, Phil Riebel. "O objetivo é colocar um fim às alegações infundadas e enganosas de que as comunicações digitais são mais ecológicas do que a comunicação impressa. Nós não temos intenção em causar publicidade negativa desnecessária para as empresas ou em reduzir seus argumentos que direcionem clientes para o digital, mas as afirmações de que a comunicação impressa é mais prejudicial ao meio ambiente devem parar. Ao invés de anunciar publicamente essas empresas respeitadas, com queixas de comunicação enganosa, estamos trabalhando com elas uma a uma para alcançar uma solução.”

Two Sides lista as principais razões para desafiar as alegações da seguinte forma: Alegações de marketing infundadas como "Seja verde, Pense antes de imprimir" e "Pense antes de imprimir, Salve as árvores" não atendem às diretrizes de marketing ambiental estabelecidos pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC).
Imprimir em papel produzido nos EUA tem muitas características ambientais únicas em comparação com outros produtos. Origina-se de um recurso renovável - árvores cultivadas em florestas geridas de forma responsável, é reciclável e é o produto mais reciclado nos EUA, com uma taxa de recuperação de mais de 65 por cento em 2012 (Paper America & Forest Association, 2013).

Mensagens de marketing como "salve árvores" criam uma falsa impressão de que as florestas são um recurso finito que está sendo destruído em vez de ser um recurso renovável e que é continuamente alimentada utilizando práticas de manejo florestal sustentável. Nos EUA, mais árvores são cultivadas do que colhidas. Ao longo dos últimos 50 anos, o volume de árvores que crescem em florestas americanas aumentou 49 por cento (Sociedade de Silvicultores Americanos, 2007).

O impacto total da mídia digital muitas vezes não é devidamente considerado e é, por vezes, completamente ignorado. O impacto direto da tecnologia de informação e comunicação (TIC) de produtos e serviços que substituem o papel está longe de ser desprezível, e o trade-off entre as duas "tecnologias" depende de condições, tais como frequência de utilização, fonte de energia e gestão de fim de vida útil dos produtos (Arnfalk, P. 2010).

As alegações enganosas são prejudiciais para a economia e ameaçam empregos nos EUA. Um total de 8,4 milhões de postos de trabalho (6% do total de empregos dos EUA), que geram 1,3 trilhão de dólares em receita de vendas (8,6 % do produto interno bruto dos EUA) depende da indústria da comunicação impressa, que inclui a produção de papel, a produção de impressos, fornecedores relacionados, design gráfico e o manuseio e distribuição do correio (EMA Job Study, 2012).

A disponibilização de documentos on-line muitas vezes não é “anti-papel”, porque muitas pessoas imprimem seus documentos em casa ou no escritório para manutenção de registros e outros usos (Two Sides e Toluna, 2013).

"É claro que os consumidores americanos gostam de contas e extratos impressos e não querem ser relegadas somente à comunicação eletrônica", disse Riebel. "Nossa pesquisa mostra que mais de oito em cada 10 entrevistados acredita que a redução de custo é a força motriz por trás do “Pense antes de imprimir” promovido pelo marketing, e muitos desconfiam do marketing que afirma “Pense antes de imprimir e colabore com o meio ambiente”. De fato, 50 % dos entrevistados disseram que não acreditam em tais afirmações, sentem-se enganados ou questionaram sua validade.”

"Nós entendemos plenamente as vantagens do digital", continuou Riebel. "Nós só queremos que as empresas deixem de enganar os consumidores usando mensagens ambientais vagas e infundadas e continuem a oferecer, sem custo adicional, opções no papel para as pessoas quando solicitado."

A Two Sides é uma iniciativa global de empresas da Cadeia de Valor da Comunicação Gráfica incluindo silvicultura, celulose, papel, tintas e produtos químicos, pré-impressão, impressão, acabamento, impressos, publicações e malas diretas. Os membros abrangem Europa, Estados Unidos, África do Sul e Austrália. Nosso objetivo comum é promover a produção e o uso responsável de comunicação impressa e desfazer equívocos ambientais comuns, disponibilizando aos usuários informações confiáveis sobre as razões de a comunicação impressa ser um meio atraente, prático e sustentável. Para mais informações sobre a Two Sides U.S., entre em contato com Phil Riebel no telefone 00-1-855-896-7433 ou pnr@twosides.info, ou visite o site da Two Sides U.S. em www.twosides.us


Fonte: Release Plural / Site da CSRWire. News, 11/02/2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário