Projeto Inter-Meios mostra que, até
novembro, indústria de comunicação nacional cresceu 6,1%
Se o
primeiro semestre de 2013 não foi animador para o mercado publicitário,
obrigando os veículos a reverem suas expectativas, o segundo parece ter
conseguido reaquecer a indústria de comunicação nacional.
Dados
do Projeto Inter-Meios apontam que, no acumulado entre janeiro e novembro, o
faturamento dos veículos brasileiros cresceu 6,1%.
Até
junho deste ano, o crescimento do mercado não passava de 2,65%. Em setembro já
foi possível ver a reação do setor, que ampliou seu faturamento em 4,1% no
acumulado do ano.
Os
meses de outubro e novembro conseguiram registrar um desempenho ainda melhor,
elevando os números gerais de 2013.
Entre
janeiro e novembro, os veículos receberam um investimento total de R$ 29.045
bilhões. Desse montante, a maior parte (67%) continua nas mãos da TV Aberta,
que acumulou crescimento de 9,4% até novembro de 2013.
Entre
os meios com melhor desempenho, o destaque continua sendo a Mídia Exterior, que
ampliou em 19,3% seu faturamento no período.
A
segunda maior alta foi da TV por Assinatura, que cresceu 15,27%. Rádio também
deu continuidade ao desempenho positivo que vem registrando em todos os meses
de 2013, aumentando em 10,3% seu faturamento. Já o meio Cinema, que vinha
crescendo nos meses anteriores, chegou a novembro com uma queda de 3,6% em seu
faturamento.
Também
tiveram retração os meios Guias e Listas (-28,1%), responsável pela maior queda
entre todos os veículos; Internet (-7%), Jornal (-3,5%) e Revista (-8,4%). Veja
a participação de cada um dos veículos (share) bolo publicitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário