segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Celulose e papel: Produção e receita de exportação crescem em 2013

Em 2013, a produção brasileira de celulose cresceu 7,3% e a de papel, 1,6%, na comparação com 2012. De janeiro a dezembro do ano passado foram produzidas 15 milhões de toneladas de celulose e 10,4 milhões de toneladas de papel.

As exportações do setor totalizaram US$ 7,1 bilhões no ano, o que representa um aumento de 7,5% sobre o valor de 2012. Foram exportadas 9,4 milhões de toneladas de celulose e 1,8 milhão de toneladas de papel. A Europa se manteve como o principal destino da celulose brasileira e gerou aproximadamente 40% da receita com as vendas externas do produto, seguida pela China e América do Norte, respectivamente, com cerca de 30% e 20%.

Em relação ao papel, a receita de exportação acumulada registrou 1% de crescimento, na comparação com o ano anterior, totalizando US$ 1,9 bilhão. A América Latina segue como principal mercado para o produto e foi responsável por aproximadamente 56% dessa receita, seguida pela Europa e América do Norte, responsáveis por 14% e 13%, respectivamente. Os embarques para a América no Norte cresceram 35% no ano.

As vendas de papel no mercado doméstico foram de 5,7 milhões de toneladas, acumulando alta de 2,9% no ano, em comparação com 2012, o que indica estabilidade no mercado nacional.

Ao longo de 2013, o setor obteve importantes conquistas na luta contra a prática de desvio de finalidade do papel imune, destinado à produção de livros, jornais e revistas. A exigência da rotulagem das embalagens desse papel, o comprometimento da cadeia produtiva com a ação e, principalmente, a nacionalização do Recopi (Sistema de Reconhecimento e Controle das Operações com Papel Imune), foram os fatos mais relevantes. No caso do Recopi, o setor espera que os governos estaduais implantem o sistema o mais brevemente possível, a fim de fechar as brechas para o desvio.


Outra ação importante foi a criação do hotsite www.papelimune.org.br, em conjunto com a Afeigraf, Andipa e Abigraf, para divulgar a Campanha de Conscientização contra uso indevido do papel imune e que destaca o Termo de Compromisso Voluntário, assinado pelas empresas associados dessas entidades, firmando a legalidade de suas operações com papel imune.

Nenhum comentário:

Postar um comentário