Divisão de telelistas do Grupo Estado se
relança para atender pequenos anunciantes na web
A
divisão de telelistas do Grupo Estado, criada há 30 anos, acaba de se
transformar em uma empresa 100% digital. A OESP Mídia se relança ao mercado com novo nome e passa a se chamar Planeta Serviços
Digitais. A empresa se converteu para o universo digital, mas mantém o foco em
ajudar as pequenas e médias empresas a dar visibilidade ao seu negócio.
O
"listão" foi durante anos a forma que as pequenas empresas e os
prestadores de serviços, como eletricista ou a oficina do bairro, encontraram
para divulgar seus contatos. Com a popularização da internet, os buscadores
passaram a ocupar, aos poucos, esse espaço.
Nesse novo contexto, as empresas
sentiram a necessidade de se posicionar na web para serem encontradas por quem
precisa de seus serviços.
Esse
movimento levou a uma queda na receita dos guias e listas nos últimos anos.
Apenas entre janeiro e novembro de 2013, a receita do segmento caiu 28% em
relação ao ano anterior, segundo dados do projeto Inter-Meios, coordenado pelo
grupo Meio & Mensagem.
A
conversão do OESP Mídia na Planeta, uma empresa digital, é uma reação a esse
movimento e faz parte de um processo de evolução da companhia. "A OESP
Mídia se modernizou e se transformou na Planeta, mas o produto final é o mesmo.
Vamos continuar a trabalhando para levar os clientes até as pequenas e médias
empresas", disse o diretor-geral da Planeta, Daniel Simões.
A
Planeta nasce com 200 funcionários e uma carteira de 8.500 clientes ativos. A
maior parte desses clientes é formada por empresas que anunciavam nas páginas
amarelas das listas telefônicas e que hoje têm o desafio de se inserir na
internet.
A empresa começou a transição para a internet há oito anos, quando lançou uma
versão digital das listas. De lá para cá, trouxe novos produtos digitais, como
o portal de anúncios iLocal, mas manteve as listas impressas até o ano passado.
A
partir deste ano, a Planeta focará 100% nos serviços digitais. A intenção da
empresa é ser um fornecedor único de soluções de internet. Ou seja, o pequeno
empresário encontrará na Planeta tudo que ele precisa para colocar sua marca na
web. A mesma empresa que cria o site faz a gestão da compra de links
patrocinados, desenvolve o e-commerce da companhia e dispara e-mail e SMS
promocionais aos clientes.
A
decisão de oferecer todos os serviços visa a atender uma necessidade do pequeno
e médio empresários, explica Robert Wieselberg, consultor que liderou o projeto
de renovação do posicionamento e da marca e é sócio da consultoria de marketing
estratégico aScope.
"O
pequeno empresário sabe que é importante aparecer na busca do Google e ter um
site. Mas ele não sabe como fazer isso, não quer contratar vários fornecedores
e nem trabalhar com quem ele não confia", diz Wieselberg. "A Planeta
é uma empresa especialista nesse negócio, que faz tudo para o pequeno
empresário e que ele conhece há 30 anos."
Fonte: www.estadao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário