segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

OESP Mídia vira empresa 100% digital

Divisão de telelistas do Grupo Estado se relança para atender pequenos anunciantes na web

A divisão de telelistas do Grupo Estado, criada há 30 anos, acaba de se transformar em uma empresa 100% digital. A OESP Mídia se relança ao mercado com novo nome e passa a se chamar Planeta Serviços Digitais. A empresa se converteu para o universo digital, mas mantém o foco em ajudar as pequenas e médias empresas a dar visibilidade ao seu negócio.

O "listão" foi durante anos a forma que as pequenas empresas e os prestadores de serviços, como eletricista ou a oficina do bairro, encontraram para divulgar seus contatos. Com a popularização da internet, os buscadores passaram a ocupar, aos poucos, esse espaço. 

Nesse novo contexto, as empresas sentiram a necessidade de se posicionar na web para serem encontradas por quem precisa de seus serviços.

Esse movimento levou a uma queda na receita dos guias e listas nos últimos anos. Apenas entre janeiro e novembro de 2013, a receita do segmento caiu 28% em relação ao ano anterior, segundo dados do projeto Inter-Meios, coordenado pelo grupo Meio & Mensagem.

A conversão do OESP Mídia na Planeta, uma empresa digital, é uma reação a esse movimento e faz parte de um processo de evolução da companhia. "A OESP Mídia se modernizou e se transformou na Planeta, mas o produto final é o mesmo. Vamos continuar a trabalhando para levar os clientes até as pequenas e médias empresas", disse o diretor-geral da Planeta, Daniel Simões.

A Planeta nasce com 200 funcionários e uma carteira de 8.500 clientes ativos. A maior parte desses clientes é formada por empresas que anunciavam nas páginas amarelas das listas telefônicas e que hoje têm o desafio de se inserir na internet.

A empresa começou a transição para a internet há oito anos, quando lançou uma versão digital das listas. De lá para cá, trouxe novos produtos digitais, como o portal de anúncios iLocal, mas manteve as listas impressas até o ano passado.

A partir deste ano, a Planeta focará 100% nos serviços digitais. A intenção da empresa é ser um fornecedor único de soluções de internet. Ou seja, o pequeno empresário encontrará na Planeta tudo que ele precisa para colocar sua marca na web. A mesma empresa que cria o site faz a gestão da compra de links patrocinados, desenvolve o e-commerce da companhia e dispara e-mail e SMS promocionais aos clientes.

A decisão de oferecer todos os serviços visa a atender uma necessidade do pequeno e médio empresários, explica Robert Wieselberg, consultor que liderou o projeto de renovação do posicionamento e da marca e é sócio da consultoria de marketing estratégico aScope.

"O pequeno empresário sabe que é importante aparecer na busca do Google e ter um site. Mas ele não sabe como fazer isso, não quer contratar vários fornecedores e nem trabalhar com quem ele não confia", diz Wieselberg. "A Planeta é uma empresa especialista nesse negócio, que faz tudo para o pequeno empresário e que ele conhece há 30 anos."


Fonte: www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário