terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Messe Düsseldorf, organizadora da Drupa, divulga análise da indústria de impressão

Dados do primeiro de uma série de relatórios, oriundos da Drupa, revelam os principais desenvolvimentos econômicos e do mercado de impressão. Serão divulgados pela organização da feira, diversos estudos até a realização da edição de 2016. Está disponível no endereço www.drupa.de/213, o relatório completo com figuras e gráficos

O primeiro relatório serve de referência e será seguido pela “drupa Global Insights,” que estudará pela primeira vez as tendências e as principais mudanças no setor da impressão e multimídia internacional, a nível global e  regional.

A Messe Düsseldorf, no exercício das suas funções de organizador da drupa, contratou duas empresas de consultoria e de pesquisa de mercado independentes, Printfuture (Reino Unido) e Wissler & Partner (Suíça), para realizarem estas duas séries de relatórios.

Nos últimos três meses de 2013 houve um questionamento de empresas gráficas e relacionadas com a impressão de todo o mundo sobre as suas atividades atuais e as expectativas para o futuro.

2425 profissionais participaram e responderam ao extenso questionário – especificamente 1419 gráficas, 498 fornecedores e 508 compradores de trabalhos de impressão.

Foi feita uma boa cobertura global, com todas as regiões bem representadas. A maioria (58%) era prestadores de serviços de impressão, seguidos por fornecedores (21%) e compradores de trabalhos de impressão (21%).

Na seção econômica, a pesquisa acompanhou uma seção transversal de gráficas, fornecedores e compradores de trabalhos de impressão para determinar a forma como as suas empresas reagem à atual turbulência e incerteza econômica.

Em seguida, na seção dedicada aos mercados, as gráficas contaram como estão sendo afetadas pelas alterações radicais nestes mercados. 

Uma das conclusões é que as receitas estão crescendo, mas os lucros estão diminuindo e os aumentos dos custos estão vulneráveis Durante 2013, 45% dos entrevistados aumentaram as suas receitas, mas 21% sofreram uma queda.

Para os gráficos, fornecedores e compradores, conseguir um aumento nos preços dos respectivos produtos continua a ser um grande desafio. Apenas 19% dos entrevistados conseguiu aumentar os seus preços, enquanto 35% assistiu a uma redução nos mesmos.

Nas regiões desenvolvidas, as empresas conseguiram absorver em grande parte os aumentos no preço das matérias-primas e a aumentaram os custos globais. Esta combinação de fatores negativos, junto com uma economia em estagnação, prejudicou as previsões de crescimento e os resultados da maioria das empresas.

Portanto, apesar de 45% das empresas terem aumentado as suas receitas, 42% sofreram uma redução nas margens e apenas 19% conseguir aumentar a rentabilidade.

O estudo das tendências globais avaliou o impacto de uma variedade de medidas financeiras na comunidade gráfica global. Para 60% das empresas na cadeia de distribuição de impressão, a disponibilidade de crédito permaneceu inalterada nos últimos 12 meses, mas 17% sentiu dificuldade ao acesso ao crédito.

O nível de empréstimos bancários permaneceu inalterado para 61% da indústria da impressão. Os fornecedores foram os mais atingidos pela redução do crédito, reflexo das difíceis condições de transação e dos desafios econômicos que as gráficas vivem. Por isso, 27% dos próprios fornecedores assistiram a um aumento dos custos de crédito comparativamente a uma média da indústria de 20%.

O fluxo de caixa representa um dos maiores problemas para todas as empresas. Para 58% do mercado o prazo de dívida permaneceu inalterado e 11% considerou que os pagamentos melhoraram, contra 26% que considerou que a recuperação de dívidas piorou. Mais uma vez, os fornecedores foram os mais afetados, com 32% a declararem que o prazo de dívida aumentou.

Muitas das empresas observaram um crescimento nos volumes de impressão convencional no último ano.  29% relataram um maior volume de offset folha a folha enquanto apenas 16% reportaram uma diminuição. Há um evidente aumento na impressão digital: 33% relataram um maior volume de folha solta digital enquanto apenas 3% reportaram uma diminuição.

De um modo geral, as gráficas de todas as regiões presenciam mudanças radicais na mistura de impressão digital e convencional à medida que a combinação das condições econômicas e os diferentes padrões de procura entram em vigor.

45% comunicaram uma redução nos volumes de produção e menores prazos de entrega, enquanto apenas 16% afirmaram que os volumes de produção aumentaram. Apenas 10% disseram que os prazos de entrega aumentaram. O número de trabalhos de impressão, de acordo com 52% dos entrevistados, aumentou; 17% falaram em diminuição. No entanto, os resultados variam significativamente de região para região.

De uma forma surpreendente, foram poucos os entrevistados, em qualquer região, que reportaram grandes diminuições no volume de impressão. O que parece acontecer é que à medida que os volumes de impressão diminuem os preços caem, seguida da consolidação das empresas de impressão por fusão.

O cenário da tecnologia de impressão está mudando. O estudo revelou a crescente importância da impressão digital: 65% de todas as gráficas entrevistadas possuem globalmente uma produção de impressão digital e 5% são exclusivamente gráficas digitais.
85% de todas as gráficas comerciais (mundialmente) possui impressão digital e 31% afirmaram que 25% ou mais do volume de negócio resulta da impressão digital.

Comparativamente, 38% das gráficas que trabalham com editoras e 57% das gráficas de embalagem não possuem qualquer capacidade de impressão digital; É um reflexo dos modelos de negócio mais convencionais que exigem formatos de impressão mais tradicionais e tiragens mais longas.

A impressão digital, pelo visto, precisa ainda aumentar sua participação no segmento de embalagem, com exceção à produção de etiquetas, onde o seu uso já está muito mais generalizado.

Apesar do impacto decisivo da impressão digital no mercado comercial, pode ser encorajador, para a maioria das gráficas, saber que muito desse crescimento não foi conseguido às custas da impressão convencional. 57% das gráficas comerciais de todo o mundo relataram que a impressão digital representou um valor zero ou inferior a 10% do volume de negócio de impressão convencional.

De um modo global, há três serviços de valor acrescido que foram amplamente adotados pelas gráficas comerciais: impressão de dados variáveis, design criativo e stock, entreposto e execução.


A impressão de grande formato é igualmente comum e quase um terço instalou serviços de web to print. No entanto, as variações regionais são marcantes, como demonstrado pela ampla adoção de uma variedade de diferentes serviços pelas gráficas comerciais americanas comparativamente à adoção muito mais irregular na maioria das restantes regiões.

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