A
margem EBIT ajustada teve um aumento de 1,3%. O crescimento orgânico das vendas
aumentou 8,7% com uma contribuição particular nos negócios do Brasil e México.
As
vendas da Henkel no ano fiscal de 2013 mantiveram-se ligeiramente abaixo do
nível do ano anterior, atingindo 16,355 bilhões de euros, principalmente em
função do impacto cambial. O crescimento orgânico de vendas, excluindo o
impacto do câmbio e aquisições/desinvestimentos apresentou um sólido aumento de
3,5% em comparação com o mesmo período de 2012. Todos os três setores de
negócios contribuíram para este resultado.
Desconsiderando
“one-time” ganhos/perdas e custos de reestruturação do período, o lucro
operacional ajustado aumentou em 7,8% de 2,335 bilhões de euros para 2,516
bilhões de euros. O lucro operacional (EBIT) atingiu 2.285 bilhões de euros
comparados com 2,199 bilhões de euros no ano anterior.
O
retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT ajustado) cresceu 1,3 ponto
percentual, de 14,1% para 15,4%. O retorno sobre as vendas foi de 14% após
registrar 13,3% no mesmo período do ano passado.
O
lucro por ação preferencial (EPS) aumentou de 3,42 euros para 3,67 euros. O
valor ajustado foi de 4,07 euros, comparado a 3,63 euros no ano anterior.
Na
região da América Latina as vendas mantiveram-se constantes em 1,061 bilhão de
euros.
O crescimento orgânico das vendas aumentou 8,7% com uma contribuição
particular nos negócios do Brasil e México.
“O
ano de 2013 foi de muito sucesso para a Henkel. Apesar de um ambiente de
mercado desafiador e altamente competitivo, atingimos nossas metas financeiras
e fizemos progressos significativos na implementação de nossa estratégia para
2016", diz Kasper Rorsted, CEO global da Henkel.
Com
relação ao ano fiscal de 2014, Rorsted comenta que: "O ambiente econômico
continua sendo um desafio e esperamos efeitos cambiais persistentes,
principalmente no primeiro semestre do ano. Assim, vamos continuar a
simplificar ainda mais e melhorar nossos processos e estruturas para nos tornar
mais flexíveis e eficientes. Estamos focados na implementação de nossa
estratégia, a fim de cumprir as nossas ambiciosas metas financeiras para 2016”.
"Para
o ano fiscal de 2014, esperamos um crescimento orgânico das vendas entre 3% e
5%. Esperamos ainda que a nossa margem EBIT ajustada aumente para 15,5% e o
lucro ajustado por ação preferencial aumente em um dígito", conclui
Rorsted.
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